Scott MacLeay é um artista (fotografia, composição musical e trabalho de novas mídias) que sempre dividiu seu tempo entre sua própria pesquisa, exposições e instalações e o ensino. Fundou o Processo Criativo em 2011 para propiciar aos jovens artistas uma estrutura onde pudessem estudar e desenvolver novas perspectivas e quadros conceituais para o seu trabalho, em um ambiente onde a tomada de risco e a exploração com mente aberta fossem priorizados. Os programas do Processo Criativo são dedicados puramente a objetivos artísticos e não ao lado comercial das artes visuais. A ênfase é sobre o processo e o desenvolvimento de uma abordagem pessoal à fotografia e trabalho de novas mídias em geral e não sobre conteúdo ou categorias tradicionais de tomada de imagem (documentário, retrato, etc ...). A estrada que levou para a fundação desta abordagem única foi longa e sinuosa levando-o de Vancouver a Paris, Nova York e Hong Kong e agora à Florianópolis. 

Lecionou muito no início de sua carreira como professor no Departamento de Educação contínua do Langara Community College em Vancouver, Canadá até fundar o Departamento de Fotografia do American Center for Artists, em Paris. Como Diretor do Center for Media Art and Photography do Centro, foi responsável pela organização de um programa completo de cursos, workshops, ciclo de palestras , encontros com artistas e co-produções em fotografia e vídeo arte até 1987, quando afastou-se para fundar o MMAP ( Música / Mídia Arte / Fotografia) uma rede educacional de artistas independentes e produtores de vídeo, a qual dirigiu até 1999.

As co-produções foram realizadas com instituições francesas como o Centro George Pompidou, Canal +, Museu de Orsay e o Festival de Vídeo de Montbéliard. Exposições fotográficas dos trabalhos dos alunos avançados do Centro foram organizadas de 1981 a 1987 durante o Festival de Arles na França. 

Desde sua chegada no Brasil e a fundação do Processo Criativo, organizou workshops, cursos, residências, palestras e leituras de portfólio em Florianópolis e em outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Foi convidado para discursar em uma edição da série de palestras de Florianópolis “Fotografalando” em 2011 e foi orador convidado para o encerramento do ano no Departamento de Fotografia e Design da Universidade UNIVALI, em Florianópolis. Foi convidado para ministrar workshops em festivais fotográficos, como Floripa na Foto (2011) e Tiradentes (2013/2015/2018/2019 ) e foi responsável pela Leitura de Portfólio na edição de 2013 do Floripa na Foto em Florianópolis.

A ideia por trás do Processo Criativo é de desenvolver uma continuação contemporânea aos programas pedagógicos desenvolvidos por MacLeay na França. Trata-se de um programa diversificado de prestações para talentosos jovens artistas brasileiros interessados em desenvolver novas perspectivas na fotografia, vídeo e artemídia baseada na web. Sua exposição Interferências: Scott MacLeay & Convidados no Espaço Lindolf Bell, no CIC, em Florianópolis/SC, em maio de 2014, prestou homenagem aos traços indeléveis deixados por essas experiências e à riqueza de perspectivas variadas que resultam quando nosso foco é transferido do conteúdo de nossas imagens em direção às questões que tratam a conceitualização deste conteúdo assim como o por que da abordagem escolhida ser pertinente para nossa percepção intelectual, emocional e psicológica de realidade.