WORKSHOPS PARA INSTITUIÇÕES E FESTIVAIS: uma lista de material necessário será fornecida mediante solicitação.
NA BUSCA DA IMPERFEIÇÃO (12H - 16H) : Este workshop analisa a noção de imperfeição na fotografia, por que pode ser importante e como podemos embarcar em uma aventura como essa. Fotografia tem sido tradicionalmente uma atividade orientada para o destino e sofredora de uma clareza que tais abordagens demandam. Nós gostamos de saber para onde estamos indo e como chegar lá. Este workshop questiona esta tradição e faz perguntas como "como faço para começar a partir de onde estou para um destino totalmente desconhecido que eu sei é inerentemente importante sem saber exatamente por quê?" A resposta está inexoravelmente ligada ao abraçar a imperfeição (e sua aliada “interferência”) de uma forma ou de outra - dúvida, ambiguidade, desequilíbrio e inúmeras outras manifestações.
Linguagem de Corpo, de Movimento e de Cor em Retratos Autorais (3 oficinas de 12h ou 1 oficina de 16h - 20h) : Retratos, sob várias formas, continuam sendo um dos temas mais populares da fotografia. Eles são onipresent es tanto na área comercial quanto na de Belas Artes. Esta oficina examina o retrato autoral sob a perspectiva de três parâmetros que o artista canadense Scott MacLeay priorizou durante 40 anos de carreira: a linguagem de corpo, de movimento e de cor: uma exploração da sintaxe dos gestos e sua capacidade de comunicar mensagens múltiplas simultaneamente. O uso de gestos como pontuação de uma frase visual será investigado, assim como a noção de gestos ambíguos e o poder de pequenas diferenças nas configurações gestuais na forma de dípticos e trípticos. - todo tipo possível de movimento será examinado, das formas mais tradicionais às mais excêntricas baseadas no movimento do fotógrafo e da câmera, bem como as formas que lidam com movimento emocional em oposição ao movimento físico - a cor como parâmetro a ser controlado e explorado como um poderoso vetor de comunicação por excelência é investigada nesta oficina. O poder da cor para reforçar objetivos temáticos simples ou, ao contrário, para criar ambiguidade e abstração em situações temáticas mais complexas, será analisado.
QUEBRANDO REGRAS (12H - 18H) : Um workshop de nível intermediário projetado para promover um desrespeito saudável ao status quo e desenvolver uma abordagem mais arriscada no trabalho fotográfico autoral. O objetivo geral é o de provocar uma profunda exploração de nossas motivações e metas no emprego da fotografia como um meio de auto-expressão. Esta exploração implica em olhar friamente para aquilo que queremos dizer e como podemos dizer isso dentro de nosso próprio caminho pessoal. Isso muitas vezes significa quebrar certas regras tradicionais de composição fotográfica, técnica e concepção de imagem. O workshop explora o potencial para o desenvolvimento de novas formas de olhar e definir o processo criativo no que se refere à fotografia.
COR – NOVAS PERSPECTIVAS (12H – 16H) : um workshop de nível intermediário projetado para estimular a reflexão sobre como a cor é utilizada durante as três fases do processo fotográfico : Concepção/Realização/Apresentação. A cor resta, sem dúvida, o parâmetro mais subaproveitado no trabalho fotográfico de exposições e merece ser libertado da tirania do pensamento fotográfico convencional. Os tópicos incluem: cor nas artes visuais, cor como um símbolo, cor como força emocional, abordagens bicromáticas de cor, impressão de trabalhos a cores.
ABSTRAÇÃO EM FOTOGRAFIA E NOVAS MÍDIAS (12H – 16H) : Abstração como forma de expressão tem sido parte integrante do mundo da arte moderna e contemporânea
desde a primeira década do século XX. Durante grande parte do período de 1910 até a década de 1960, dominou as artes visuais oferecendo novas perspectivas sobre as sociedades ocidentais industrializadas e a vida cotidiana que engendraram. No entanto, formas abstratas de expressão nunca foram uma área séria de investigação em fotografia. Havia exceções, é claro (Geraldo de Barros, Jaroslav Rössler, László Moholy-Nagy, Minor White, Wolfgang Tillmans ...), mas, em geral, a abstração não foi abraçada pelo meio como uma área de pesquisa importante. Este workshop examina o mundo contemporâneo da abstração fotográfica como meio de expressar o que sentimos e pensamos sobre nós mesmos e sobre o mundo que nos rodeia. O poder de abstração é central para a investigação de temas menos concretos do que a fotografia representativa tradicional e para expressar estados de espírito influenciados por uma miríade de intangíveis que muitas vezes dita a natureza nossas interações com os outros e com o meio ambiente (dúvida, ambiguidade, velocidade, tempo, desequilíbrio, interferência, depressão, bem-estar ...). Temas e metodologias técnicas e conceituais serão explorados: estratificação de imagem, imagens fora do contexto, camadas de imagem, escala, ambiguidades e abordagens de paleta de cores, bem como técnicas defoco e movimento. As possibilidades de abstração serão analisadas tanto em câmera como por meio de software.
TRANSMÍDIA E NÃO-LINEAR STORYTELLING (12H – 16H) : Ao longo dos últimos dez anos, o desenvolvimento de novas tecnologias digitais permitiram o surgimento d enovas formas de contar histórias que vão muito além dos formatos tradicionais de fotojornalismo e filmes documentário do passado. A natureza não-linear e interativa desta nova forma de comunicação foi desbravada pioneiramente por institutos como National Film Board, no Canadá, MIT Open Doc Lab e Tribeca Film Institute, nos Estados Unidos. Este workshop analisa a breve história da narrativa interativa on-line e examina o trabalho recente realizado nas principais instituições que desenvolvem e pesquisam documentário. Serão também examinadas as plataformas contemporâneas projetadas para acomodar tais trabalhos interativos e que estão disponíveis ao público em geral. Finalmente, a oficina examinará as possibilidades oferecidas por esta nova forma de expressão para o mundo da arte em geral. O objetivo deste workshop é apresentar fotógrafos ao mundo do transmídia e estimular o interesse pelas artes interativas.